Transbordando: não tenha filhos!

Oiii galera!
Hoje trago um post um pouquinho diferente...
Essa semana (especificamente no dia 27/02) meu baby completou 1 ano e meio, e resolvi aproveitar a ocasião pra fazer um balanço geral desse período tão importante na minha vida. Vem conferir comigo!
Bem, que a vinda do Enzo mudou tudo é meio óbvio. Mas na prática, o que será que um filho significa na vida de uma mulher? De que mudanças estamos falando? Tenho que abrir mão de tudo? Bom, posso dizer que depois que nos tornamos mães, a gente se coloca muito em segundo plano. Não que isso deva acontecer sempre, mas principalmente nos primeiros anos, aquele pequeno ser precisa tanto da gente, é tão frágil e delicado, que nós simplesmente queremos sim colocá-los sempre em primeiro lugar. Então, é mais do que normal a gente pensar primeiro neles, nas coisas pra eles, no bem estar deles. Claro que, com isso, a maternidade tem muitos momentos de sacrifício, acaba sendo extremamente exaustiva e desgastante. E eu nem sou "mãe solo", tenho muita ajuda do meu marido - que é um pai maravilhoso. Ou seja, mesmo com ajuda, não deixa de ser cansativo. Mas ao mesmo tempo, existem pequenos detalhes que dão sentido à toda essa loucura, que fazem todo o esforço valer a pena. A cada novo aprendizado, a cada conquista, a cada sorriso dos pequenos, é como um troféu pra nós, mamães. Quando alguém me dizia que não queria ter filhos, eu apenas esboçava um sorriso forçado, mas por dentro, indagava muito a humanidade daquela pessoa. Hoje, eu entendo. Eu não sou o tipo de pessoa que seria mais feliz sem filhos, mas sim, eu consigo entender as pessoas que não querem abrir mão de um estilo de vida para ter filhos. Eu entendo que existem milhares de coisas que ficam muito mais complicadas ou até mesmo impossíveis de serem feitas com filhos. Mas de verdade, eu AMO ser mãe. Amo pirar, surtar, amo o sentido novo que meu filho deu à minha vida! E sabe do que mais? Eu conheço milhares de pessoas que não aguentariam o tranco. Então, é isso mesmo, se você não quer ter filhos, não acha que está preparado pra isso: NÃO TENHA. Não tenha mesmo! Vai exigir muito mais de você do que você pensa, e aquele pequeno ser não merece que você não dê o seu melhor por ele e pra ele. Eu não estava preparada pra ser mãe, mas eu sempre quis essa "experiência maluca", e posso afirmar que ter filhos não é pra qualquer um. Eu vivo numa constante tentativa de ser uma pessoa mais paciente, mais compreensiva, mais calma. Quem me conhece sabe como eu era explosiva, mimada e até mesmo fútil. Então, ao mesmo tempo que nem todo mundo está preparado pra isso, acredito que algumas pessoas deveriam sim ter filhos. Algumas pessoas (como eu) precisam disso, precisam de um motivo real pra se tornarem seres humanos melhores. A maternidade é complexa, mas edifica e é extremamente gratificante em muitos sentidos. E você conhece um amor que jamais imaginou que fosse possível existir. É surreal ver aquela pessoinha precisar tanto do seu colo pra se sentir segura. Estou nesse barco há apenas 18 meses, e posso afirmar com toda certeza que minha vida nunca foi tão corrida, estressante e tão menos minha. Sim, minha vida agora é dele, e eu nunca fui tão feliz como nesses últimos tempos!

Olha aí eu transbordando de amor de novo <3
Um beijo enorme e até já :*

8 comentários:

  1. As vezes me pego pensando se quero realmente ter filhos ou não, porque não sei se aguentaria o tranco como você disse, mas aí vem uma coisa dentro de mim dizendo que eu posso aguentar, só preciso deixar cada coisa no seu tempo. Muito bom o seu post e seu filho é lindo assim como o nome.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Tomei um susto com o título, mas adorei o que disse e é exatamente isso. Parabéns pelo baby lindo e pela "vida" que descobriu. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu sou louca pra ser mãe. Se pudesse teria um time de futebol mas a genetica da beleza nao permite hahahah
    Realmente filho vira a vida dos pais de cabeça pra baixo, principalmente a mãe. mas é tao bom!

    ResponderExcluir
  4. Isso é verdade, nem todo mundo está preparado parã ter um filho, para carregar a responsabilidade que é ter o nome de mãe, adorei o seu post falou somente verdades.

    ResponderExcluir
  5. texto maravilhoso e que mostra a pura verdade. vivo falando isso, que não é para ceder as pressões de familiares e da sociedade caso você não queira ou não se sinta preparada para ter um filho, pois eles necessitam de nosso tempo integral e pra isso precisaremos fazer sacrifícios. eu pretendo ser mãe com certeza. Amei o post. seu filho é lindo <3

    ResponderExcluir
  6. Oi!!
    Li só verdades,sou mãe de uma menina realmente tem dias que ela me deixa pirada e de cabelos em pé..Rsrs mas Amo ser mãe!!! Texto maravilhoso!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi!!
    Li só verdades,sou mãe de uma menina realmente tem dias que ela me deixa pirada e de cabelos em pé..Rsrs mas Amo ser mãe!!! Texto maravilhoso!
    Beijos

    ResponderExcluir