Transbordando: vamos falar sobre empatia?

Oiii galera linda!
Post rapidinho pra falar sobre sentimentos...
Pessoal, não sei se vocês repararam, mas a palavra empatia anda meio na moda pelas redes sociais. Pra quem não sabe, numa maneira mais didática, empatia seria a arte de se colocar no lugar do outro. Sendo assim, é ótimo que a palavra esteja sendo bastante usada! Mas será que as pessoas estão praticando a empatia?

Hoje, quero te fazer pensar a respeito dessa palavra linda e tão cheia de significado, e não só pensar, mas também praticar! O ser humano domina a arte de magoar o próximo, seja com palavras, atitudes, gestos, sejam eles intencionais ou não. Mas porque a gente não troca esse dom pelo dom da empatia? As pessoas vivem sim machucando a gente, mas será que a gente também não faz isso? Pense, pense bem. Pense antes de falar, pense antes de agir. Não deixe o impulso tomar conta!



Te convido a se colocar no lugar do outro.
Mas cuidado! Pode doer...

Boa noite :)
Um beijo, e até já!

37 comentários:

  1. Achei incrível você ter abordado esse tema porque vi em uma blog uma vez que dizia assim tb que Ao praticar a empatia, estamos nos abrindo a ouvir e a conhecer de verdade as pessoas ao nosso redor. Assim, temos a oportunidade de descobrir que, mesmo que tenham comportamentos e pensamentos muito diferentes dos nossos, é possível encontrar uma harmonia na interação. Desenvolver nossas habilidades perceptivas sobre o outro faz com que sejam criadas relações muito mais sinceras, prósperas e de confiança.Contudo isso temos que colocar no lugar do outro sempre !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que acabei de encontrar harmonia na interação <3
      Hahahah, muito obrigada pelo comentário, e por ter se deixado permitir aqui! Você disse tudo, ao nos colocarmos no lugar do outro, nos abrimos para conhecer a verdade dessa pessoa! Menos julgamentos e mais empatia!

      Excluir
  2. Temos que nos permitir a ouvir e conhecer de verdade as pessoas que estão ao nosso redor, muitas vezes nos colocar no lugar do outro. com o intuito de se socializar com o próximo.
    “As pessoas vivem sim machucando a gente, mas será que a gente também não faz isso?”
    Isso que você falou, faz total sentido, ter empatia depende da sua postura frente ao outro, devemos saber ouvir, ajudar o próximo.
    Parabéns pelo post, incrível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, linda! A arte da empatia tem que ser praticada o tempo todo, é um exercício que devemos colocar na nossa vida mesmo. Tomara que eu consiga <3 hehe
      Obrigada meeesmo!

      Excluir
  3. Empatia é o que mais falta nas pessoas hoje em dia, principalmente naquelas que dizem ser as donas da razão! O mundo hoje está podre, as pessoas não tem um ingo de respeito e de amor pelo próximo, infelizmente essa palavra "Empatia" é nada mais que uma palavra, as pessoas não a colocam em pratica :/
    Adorei sua postagem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E isso é profundamente triste, né? Perceber que a humanidade está apodrecendo porque não consegue fazer o que tem de melhor: ser humano.

      Excluir
  4. Eu já sofri de depressão e a maioria das pessoas diziam que era bobeira ou falta do que fazer, ninguém se colocava no meu lugar para ajudar e eu só piorava. Demorei para melhorar, familiares me ajudaram, mas quem me ajudou mesmo foi eu e Deus. Eu sinto que essa depressão está voltando, mas evito ficar falando disso para as pessoas para não ser julgada de novo. O mundo precisa de mais empatia. Parabéns pelo post. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depressão é muito mais sério do que as pessoas pensam, não é frescura MESMO! Já pensou em escrever sobre isso? Pode acabar te ajudando e ajudando outras pessoas que passam por isso, ou até mesmo ajudar quem está ao redor a entender a profundidade da depressão

      Excluir
  5. Achei super interessante o seu post, já que eu também creio que já sofi ou bem lá no fundo tenho meus momentos depressivos, principalmente quando fico só, ou quando me sinto só.
    ótimo texto.
    beijos e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se as pessoas se colocassem mais no lugar dos outros, todo mundo poderia passar pelos seus medos e anseios mais facilmente, ninguém precisa enfrentar nada sozinho!

      Excluir
  6. Apesar de estar na moda falar, não está na moda fazer. As pessoas são egoístas. Mas acredito que todo mundo um hora ou outra o é. Nem sempre é fácil aplicar isso e realmente requer refinamento da nossa parte. Colocar os interesses do próximo acima do nosso é difícil mas possível. Gostei da reflexão.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem isso mesmo, somos egoístas. Por isso é tão necessário praticar, apesar de sermos egoístas, não estamos sozinhos no mundo e precisamos de outras pessoas pra TUDO. Às vezes, refletir faz bem, óbvio que na prática é sempre mais complicado, mas pensar no assunto já é um bom começo né?

      Excluir
  7. Super levo isso pra vida, tanto que tendo sempre ser o melhor para todas as pessoas a minha volta, o clássico "não faço pro outro o que não quer que façam contigo" <3 Amei o post! Beijão

    Quero ser Miranda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom, Rayanne, deixar sempre o nosso melhor em cada interação que fizermos, né? Eu espero conseguir colocar isso em minha vida também!

      Excluir
  8. Acho que hoje essa palavrinha está bem fora do vocabulário do povo, é dificil eles se colocarem no lugar das pessoas. Vejo que isso é uma arte e um aprendizado continuo, então em geral começamos devagar e com o tempo vira algo natural :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Só a palavra está em alta, mas fazer isso... são outros 500! Estou tentando espalhar a reflexão por isso, eu erro muito, preciso me policiar mais e ser mais humana também

      Excluir
  9. Cara tenho que admitir que já falei muita coisa sem pensar, fiz muita coisa sem pensar, tudo por impulso, oque gerou sofrimento a algumas pessoas, hoje choro quando me lembro e antes de falar qualquer coisa penso zilhões de vezes antes de agir ou falar! Me coloco no lugar da pessoa! Muitas vezes prefiro o silêncio para não magoar ninguém!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos humanos, erramos o tempo todo! O melhor é que você aprendeu com isso, eu ainda estou em processo de reflexão, confesso que quando estou nervosa, perco a razão... é tão difícil o autocontrole!

      Excluir
  10. Se colocar no lugar do outro seja talvez a coisa mais difícil de existe, pois para muitas pessoas é muito fácil julgar, mas fazer alguma coisa para ajudar, ou pelo menos tentar amenizar a dor do outro compartilhando a realidade que o outro vive é muito difícil. Acredito que se colocar no lugar do próximo é amar, e se todos amassemos uns aos outros o mundo talvez não seria assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Bia! Talvez esse seja o segredo para a humanidade melhorar, mas é difícil, somos egoístas demais, precisamos pensar mais sobre isso, pensar antes de qualquer atitude (e eu confesso que não sou boa no autocontrole, na hora da raiva fico cega e falo o que quero do pior jeito possível)

      Excluir
  11. Acho ótimo que isto esteja sendo abordado nas redes sociais, já que é um lugar que as pessoas passam diariamente e ficam bastante tempo conectados! Se colocar no lugar do outro é essencial para uma convivência melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Sthefani! É muito difícil praticar, mas precisamos sempre pensar no assunto, pra tentar fazer acontecer de verdade!

      Excluir
  12. Adoreiii!!! Acho ótimo que isto esteja sendo abordado nas redes sociais, já que é um lugar que as pessoas passam diariamente e ficam bastante tempo conectados! Meus parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário! Realmente, precisamos falar mais sobre isso e fazer as pessoas refletirem, ninguém muda enquanto não perceber o quanto suas ações afetam as pessoas ao redor <3

      Excluir
  13. Verdade, ótima reflexão, ótimo texto! Eu procuro sempre usar essa tática "Não faça com os outros o que não gostaria que fizesse com você." 👏

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Fiquei muito feliz por ver esse post, pois sei o quanto estão banalizando essa palavra que é tão linda e transformaria o mundo se todos a usassem tanto quanto falam. Eu tento todos os dias me colocar no lugar do outro e procurar entender!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, fico feliz que tanta gente tenha gostado da reflexão! De vagar a gente muda o mundo, não é?
      Beijo!

      Excluir
  15. Pura verdade isso.. As vezes as pessoas magoam tanto as outras com palavras.. Acho que tudo é questão de se colocar no lugar de outras pessoas..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, só fazendo isso a gente evitaria tanto mal estar à toa...

      Excluir
  16. Empatia é algo que devia ser ensinado às pessoas desde a infância. Temos que deixar de ser egoístas e nos colocar sempre no lugar do outro. Sempre pensar um pouco (ou muito!) antes de falar ou fazer algo. Se todo mundo pensasse mais no outro o mundo com certeza seria um lugar melhor.
    Bjinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Nathalie, tenho um filho e penso muito nisso, é uma das lições que eu espero, de coração, que ele aprenda e leve para a vida toda!

      Excluir
  17. Tenho por mim que a empatia é muito importante para o convívio em sociedade, e principalmente nos relacionamentos. Mas é preciso se vigiar para não virar uma esponja (que acaba atraindo o problema dos outros para si)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! A gente também tem o costume de querer pegar o problema dos outros pra resolver né? Também não resolve nada, não ajuda a pessoa e complica a nossa vida!

      Excluir
  18. Você disse tudo o ser humano tem mania de mágoa a outra pessoa ,eu sempre penso se não quero que façam comigo não quero fazer para a outra, nossa sociedade brasileira tem muitas pessoas que querem passar por cima de outra . Adorei seu Post e foi um ótimo conselho.

    ResponderExcluir
  19. Verdade isso,as vezes a gente acha que você não magoa e que só os outros nos magoam, mais nunca nos colocamos no lugar dessas pessoas, e as vezes a gente magoa os outros e achamos normal e que nós estamos certos, amei o post!!!

    ResponderExcluir
  20. Falta muito isso no mundo... Pensar antes de agir, e se eu estivesse no lugar do outro!? Quero um mundo com pessoas mais doces.

    Um Beijo, Dani
    www.danibuenoblog.com.br

    ResponderExcluir